sexta-feira, 12 de setembro de 2008

Bolo de morangos e limão siciliano




Aproveitando essa época de morangos, resolvi experimentar essa receita que peguei de um blog muito legal que costumo visitar. Eu simplesmente a-d-o-r-e-i! A massa é leve, macia, com aquele gostinho leve de limão, ideal para aqueles que gostam de doces que não são tão doces assim! E o glacê então, super diferente, nada enjoativo.

A decoração fiz com bico de confeiteiro, bem básico, mas valeu! Fiz apenas uma alteração da receita original que foi substituir o cremor tártaro, que não achei, por fermento em pó.


Bolo:

8 ovos, claras e gemas separadas

¼ xícara (60ml) de óleo vegetal

2 colheres (sopa) de suco de limão siciliano espremido na hora

1 colher (sopa) de raspas da casca do limão

1/3 xícara (80ml) de água

½ colher (chá) de cremor tártaro (substituí por fermento em pó)

1 ½ xícaras (300g) de açúcar

1 ¾ xícaras (245g) de farinha

½ colher (chá) de bicarbonato de sódio

½ colher (chá) de sal


Mousse de chocolate branco e limão siciliano:

100g de chocolate branco picado

¾ xícara (180ml) de creme de leite fresco

1 clara de ovo

1 colher (sopa) de açúcar

raspas da casca de ½ limão siciliano

1 colher (sopa) de suco de limão siciliano

1-1 ¼ xícaras de morangos fatiados


Cobertura:

3 claras de ovo

¾ xícara (150g) de açúcar

¼ xícara (60ml) de suco de limão siciliano espremido na hora

250g de manteiga sem sal, em temperatura ambiente


Para decorar:

casquinhas de limão siciliano cristalizadas e/ou morangos frescos


Modo de preparo:


Bolo: pré-aqueça o forno a 180ºC. Forre o fundo de três formas redondas de 22cm com papel manteiga mas não unte as formas. Numa tigela , misture as gemas, o óleo, o suco e as raspas de limão e a água. A parte, na batedeira, bata as claras com o cremor tártaro em velocidade média até espumarem. Aos poucos, junte ½ xícara (100g) do açúcar e continue batendo até formar picos moles.

Peneire a farinha, a xícara de açúcar restante (200g), o bicarbonato e o sal numa tigela bem grande. Misture. Faça um buraco no centro e nele despeje a mistura de gemas. Mexa, formando uma pasta. Junte ¼ das claras batidas e misture de baixo para cima, levemente, para dar leveza à massa. Adicione as claras restantes e misture delicadamente.

Divida a massa entre as assadeiras preparadas. Asse até que um palito inserido no centro de cada bolo saia limpo.

Depois de assados, deixe os bolos esfriarem completamente.

Para desenformar, passe uma faquinha sem corte nas laterais das formas e inverta-as para soltar os bolos. Retire o papel manteiga com cuidado.


Recheio: derreta o chocolate com ¼ xícara de creme de leite em banho-maria. Misture até obter um creme brilhante. Retire do fogo, junte o suco de limão e misture bem. Reserve até que esteja em temperatura ambiente.

Bata o creme de leite restante com as raspinhas de limão até chegar ao ponto de chantilly.

Numa outra tigela bem seca e limpa, bata a clara com o açúcar até obter um merengue brilhante e firme. Misture o merengue ao creme de chocolate branco e misture delicadamente. Junte o chantilly e mexa rapidamente – não misture demais para não arruinar a textura da mousse. Mantenha na geladeira até a hora de usar.


Cobertura: coloque as claras na tigela da batedeira e acople o batedor de arame. Numa panela pequena – não use panela de alumínio, cobre ou ferro - misture o suco de limão e o açúcar e leve ao fogo alto, mexendo até dissolver o açúcar. Deixe ferver, sem misturar, até que a calda atinja 115ºC (eu fiz de olho mesmo, nao tinha o termômetro de medir!!). Ligue a batedeira na velocidade média-baixa e, aos poucos, despeje a calda quente em fio sobre as claras, batendo sempre – cuidado para não deixar cair calda nos batedores (pode espirrar em você). Bata em velocidade média até que o merengue chegue à temperatura do corpo.Passe a batedeira para a velocidade média-baixa e vá juntando a manteiga, várias colheradas por vez. Bata até formar uma cobertura amanteigada.


Montagem do bolo: coloque um dos bolos num prato. Espalhe metade do recheio sobre ele e cubra com metade das fatias de morango. Coloque o segundo bolo e repita o procedimento com o recheio e morangos restantes. Finalize com o último bolo. Cubra o topo e as laterais do bolo com a cobertura e alise com uma espátula. Decore com as cascas de limão siciliano cristalizadas e/ou morangos frescos.


Rendimento: 16-20 porções

Nenhum comentário:

Postar um comentário