segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Hummm...trufas!



Quem me conhece sabe da minha paixão por trufas e mais que isso, inevitavelmente já provou pelo menos algum dos tipos que eu costumo fazer. Adoro presentear com trufas as pessoas que gosto. Faço caixinhas, saquinhos, enfeito cada uma de um jeito especial... Ainda não achei ninguém que reclamasse! Tem para todos os gostos, chocolate ao leite, meio-amargo, branco e suas variações, maracujá, nozes, canela, rum, conhaque, café, cereja, menta, amêndoas...o que a imaginação permitir! Essa receita é básica e você pode variar os recheios a seu gosto. Mas saiba que mesmo sem recheios, elas ficam divinas!


Ingredientes:

500g de chocolate ao leite picado (pode ser meio-amargo ou branco, dependendo do que você desejar)
1 lata de creme de leite sem soro
1 colher (sopa) de mel

500g de chocolate ao leite hidrogenado para a cobertura

Modo de preparo:

Derreta o chocolate em banho-maria e reserve. Em uma panela aqueçao creme de leite sem soro com o mel até ferver, mexendo sempre. Retire do fogo e ainda quente, despeje sobre o chocolate derretido. Mexa bem. Se desejar incluir algum recheio, esse é o momento. (Dicas de recheios no final da receita).

Leve a geladeira por 4 horas para que fique no ponto de enrolar. Retire o creme, agora já endurecido e faça bolinhas do tamanho desejado. Arrume-as numa travessa lado a lado e leve ao feezer para congelar.

Depois de congeladas, derreta o chocolate hidrogenado em banho-maria e vá passando as trufas, uma a uma, retirando com um garfo e colocando sobre papel manteiga. Espere endurecer em temperatura ambiente. Se desejar, passe pelo chocolate em pó no final do processo.

Dicas de recheio:
1) Trufa de canela: acrescentar ao creme de chocolate ao leite 2 colheres (sopa) de canela em pó e 2 colheres (chá) de essência de canela.

2) Trufa de nozes: acrescentar ao creme de chocolate ao leite 1 xícara de nozes picadas e 2 colheres (chá) de essência de nozes.

3) Trufa de café: acrescentar ao creme de chocolate ao leite 1/2 xícara de licor de café e 2 colheres (chá) de essência de café.

4) Trufa de menta: acrescentar ao creme de chocolate branco 1/2 xícara de licor de menta, 2 colheres (chá) de essência de menta e 1 colher (chá) de corante alimentício verde.

5) Trufa de maracujá: acrescentar ao creme de chocolate branco 1/2 xícara de suco concentrado de maracujá, 2 colheres (chá) de essência de maracujá e 1 colher (chá) de corante alimentício amarelo.

6) Trufa de rum: acrescentar ao creme de chocolate meio-amargo 1/2 xícara de rum e 2 colheres (chá) de essência de rum.

Obs: Tanto as essências como os corantes, você acha em casa de festas.

Rendimento: 70 trufas pequenas.

2 comentários:

  1. Irmã!! Só quem já comeu suas trufas sabe do que vc está falando!! Deliciosas!!
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  2. trufa adorooooooo deu água na boca

    ResponderExcluir