quinta-feira, 25 de setembro de 2008

O velho e sempre bom Strogonoff...


Quando eu era pequena, minha mãe fazia strogonoff em dias especiais. Era uma das suas especialidades. E como eu adorava! Meu Deus! Lembro de uma vez que pedi após o almoço para que minha mãe colocasse em minha lancheira um potinho com um pouco de strogonoff e arroz que tinha sobrado do almoço para eu lanchar na escola!! rs...


Enfim, hoje esse prato é mais do que comum mas não perdeu aquele gostinho de comida especial para mim. Tenho alguns truques que fui pegando aqui e ali e incorporando à receita original.


E o mais legal é que strogonoff é bom com carne, frango ou camarão! Claro, cada um com seus temperos adequados, mas adoro todos! Vamos lá então ao meu prato preferido de infância!



Strogonoff de Carne


Ingredientes:


400 g de filé picadinho (pode ser feito também com alcatra ou outra carne macia)

1 lata de creme de leite

100 g de champignon em lâminas

1 colher (sopa) de manteiga

2 colheres (sopa) de shoyu

1 cebola média picadinha

4 dentes de alho amassados

2 colheres (sopa) de molho inglês

2 colheres (sopa) de mostarda

1 colher (sopa) de ervas finas

1 tablete de caldo de carne

4 colheres (sopa) de catchup

Pimenta-do-reino

Sal



Modo de preparo:


Tempere a carne ainda crua com o shoyu e reserve por 20 minutos. Refogue a cebola na manteiga e pimenta-do-reino. Junte o alho e refogue um pouco mais. Coloque a carne, as ervas, o champignon e o caldo de carne. Deixe dourar. Junte a mostarda, o molho inglês e o catchup. Tampe a panela e deixe cozinhar por uns 15 a 20 minutos. Mexa de vez em quando, tomando o cuidado para não deixar secar totalmente. Verifique o sal. Acrescente o creme de leite e mexa para incorporar ao molho da carne. Sirva com arroz branco e batata palha.


Rendimento: 4 pessoas




Um comentário:

  1. very hot strogonoff....pois se ve bem o vapor, e acompanhado com batata palha bem bom...e arroz branco ...wow ...estou salivando

    ResponderExcluir