quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Bolo de Temperos



Sempre pensei que a melhor solução pra espantar a tristeza é fazer aquilo que a gente mais gosta. Se dar de presente um passeio, uma viagem, ir a um restaurante legal, enfim. No meu caso, eu escolho cozinhar! É uma terapia como poucas! E não pensem que eu contamino a comida com minhas lágrimas! De jeito nenhum. Naquele momento a comida é que me contagia com uma energia muito boa... e eu pelo menos naquele momento esqueço minha tristeza. Acho que to precisando cozinhar mais...


Esse bolo salgado é simplesmente delicioso e uma ótima sugestão para aqueles que não curtem carne como a minha amiga Déia. E ele também combina como acompanhamento de um prato que tenha algum tipo de carne, para os que não passam sem. Vamos lá então!



Ingredientes:


8 colheres (sopa) de farinha de trigo

3 ovos

1/2 xícara de azeite

1 xícara de leite

1/2 xícara de queijo ralado

2 tomates sem sementes picadinhos

1 cebola picadinha

1/2 xícara de azeitona picadinha

1/2 xícara de salsinha picadinha

1 colher (sopa) de fermento em pó

Sal

Pimenta-do-reino

Modo de preparo:

Bata as claras em neve e reserve. Em outra tigela, bata as gemas com o azeite. Junte a farinha aos poucos. Acrescente o leite, o sal, a pimenta e o queijo ralado e bata bem. Desligue a batedeira, misture com uma colher o fermento em pó e junte as claras mexendo delicadamente. Coloque os temperos todos picados e envolva na massa. Leve ao forno em uma forma de buraco no meio em uma forma untada com manteiga e enfarinhada a uma temperatura média. Quando o bolo estiver corado por cima, retire do forno. Ele fica bom tanto quente quanto frio.


5 comentários:

  1. Passei para conhecer seu cantinho,quanta coisa gostosa!!!
    Também sou de Brasília, ébom ter mais uma companheira de cozinha daqui da cidade. Passa no Cafezinho para me fazer uma vistinha e trocarmos um dedo de prosa.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  2. Eu de novo, aceito a sugestão do bolo para os meus lanches ajantarados, ele é perfeito para essas ocasiões. Receita anotada.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  3. Acho que a minha mana tentou fazer uma coisa semelhante a vossa ...mas a vossa saiu bem mais impecável..a dela ficou mais pudim do que bolo. Mas estava saboroso a mesma

    a dela chamou cachorro quente no forno.

    http://amoresabores.blogs.sapo.pt/31377.html

    ResponderExcluir
  4. Oi linda, coloquei lá no site receitas selecionadas de março, todas do seu site: http://andreiat.googlepages.com/receitasmaro2009.pdf

    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Olá Daniela! Por acaso a Ingrid, Astrid e Sigrid são irmãs e filhas de Sônia Argel/William Guimarães? Pergunto porque é muita coincidência numa mesma amizade fazerem parte três nomes que, aliás, não são muito comuns, não é mesmo? Seu blog é interessante e suas receitas deliciosas e temos em comum a admiração por alguns gdes "Chefs", citados por vc. Hoje fiquei horas no deleite de seu jeito, tbem gostoso, de escrever. Parabéns! Eny (eny_camilo@hotmail.com)

    ResponderExcluir