segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Tirinhas de Fraldinha com Limão e Tomilho e Risoto de Cheddar



Fã compulsiva de Nigella!

Depois que ganhei o livro da Nigella, fiquei mais compulsiva ainda por cozinhar. Quando folheio o livro, fico querendo fazer todas as receitas que vejo pela frente e acho dificílimo escolher apenas uma! Talvez por isso eu tenha unido essas duas nesse jantar.
A receita original do livro é com alcatra, mas eu tinha acabado de comprar uma fraldinha linda e eu acho essa carne uma das mais saborosas, por isso fiz com ela e ficou ótima.


Segui a receita direitinho, mas a próxima vez deixarei a carne na marinada já fatiada porque acredito que assim ela vai absorver mais o sabor dos temperos.

Ah! E escolha um cheddar dos bons, porque o que mais existe por aí são imitações das mais sem graça desse queijo. E essa receita só leva de tempero o alho-poró, por isso é importante que o queijo seja de primeira.


Tirinhas de Fraldinha com limão e tomilho e Risoto de Cheddar



Tirinhas de Fraldinha com Limão e Tomilho

Ingredientes:

600 g de fraldinha
5 galhos de tomilho fresco
2 dentes de alho amassados
80 ml de azeite de oliva extravirgem
a casca e o suco de 1/2 limão siciliano
1/2 colher (chá) de sal
pimenta-do-reino a gosto

Modo de preparo:

Ponha pra esquentar uma grelha. Pincele a carne com óleo para evitar que grude na grelha. Grelhe por 3 minutos de cada lado e depois por mais 1 minuto de cada lado para uma carne malpassada; o limão na marinada vai "cozinhá-la" um pouco mais. Enquanto a carne grelha, prepare a marinada: coloque as folhinhas de tomilho, alho. azeite, casca e suco de limão, sal e pimenta-do-reino numa vasilha grande e rasa.

Quando a carne estiver pronta, transfira para a marinada e deixe por 4 minutos de cada lado. Remova pra uma tábua e corte fatias na diagonal.

Rendimento: 4 porções

Risoto de Cheddar
Ingredientes:

1 colher (sopa) de manteiga
1 colher (sopa) de azeite
2 alho-porós pequenos, em fatias finas
300 g de arroz arbório
125 ml de vinho branco
1/2 colher (chá) de mostarda Dijon
1 litro de caldo de legumes
125 g de queijo cheddar em pedaços
2 colheres (sopa) de cebolinha picada

Modo de Preparo:

Derreta a manteiga e o azeite numa panela de tamanho médio e cozinhe o alho-poró até que amoleça, em fogo médio. Junte o arroz e continue mexendo por 1 a 2 minutos. Aumente o fogo e junte o vinho e a mostarda. Não pare de mexer até que o vinho tenha sido todo absorvido pelo arroz. Comece a juntar o caldo de legumes, uma concha de cada vez, mexendo sempre até que todo líquido tenha sido absorvido pelo arroz antes de você juntar outra concha do caldo. Faça isso até que o arroz esteja "al dente", depois de cerca de 18 minutos. Junte o queijo e mexa bem até que ele derreta. Tire a panela do fogo, sem parar de mexer e transfira o risoto para pratos aquecidos. Salpique a cebolinha picada.

Rendimento: 4 porções.

Um comentário:

  1. Você é fa de Nigela Lawson...hehe eu também gosto dela, e o que pensa sobre o Jamie Oliver... Eu cozinho muito no estilo dele.
    Risotto de chedar uma beleza de arroz bem saboroso...bigada por partilhar a receita

    ResponderExcluir