sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Risoto de Alho-Poró com Gruyère

Acho que já disse aqui que gosto muito de inventar risotos. tenho paixão por queijos e tenho essa tendência a fazer risotos que levem queijo e para não cair sempre nos mesmo sabores, eu costumo colocar um ingrediente a mais para variar o sabor.

Já fiz diversas vezes o risoto de queijo Gruyère, mas dessa vez inovei juntando a ele o alho-poró que acho fantástico. Pra acompanhar, fiz filé com alho crocante e brócolis no azeite.



Risoto de Alho-Poró com Gruyère

Ingredientes:

1 xícara de arroz arbório

1 cebola média picadinha

3 dentes de alho amassados

1 talo de alho poró cortado em fatias bem finas

100 g de queijo Gruyère ralado

1 xícara de vinho branco seco

1 1/2 litro de caldo de legumes

Azeite

Sal

Pimenta-do-reino


Modo de Preparo:

Aqueça o azeite e junte a cebola. Deixe dourar e junte o alho e em seguida o alho-poró. Deixe cozinhar alguns instantes, tempere com pimenta-do-reino e junte o arroz. Mexa bem e junte o vinho branco. Deixe evaporar mexendo sempre. Vá juntando o caldo de legumes quente e mexendo em fogo médio até que o arroz estela cozido e al dente. Acrescente o queijo e mexa para derreter. Verifique o sal. Deslgue o fogo e sirva.



Um comentário: