quarta-feira, 6 de maio de 2009

Filé na Mostarda e Bavette Alfredo


Gente, eu faço esse filé sempre e até hoje não conegui postar ele, pois simplesmente odeio todas as fotos que tiro dele. Ele é tão bom, mas tão bom, que acho sempre que a foto não faz jus a delícia que ele é.

Eu fui convidada pra jantar na casa de um amigo (o mesmo que me deu a receita anterior) e ele fez esse prato para nós e eu fiquei encantada. São ingredientes simples, mas a forma de fazer deixa ele além de extremamente macio, desmanchando, como também com um sabor sem igual.

Então, não vá julgar pela foto, que parece um filé muito do sem graça! Faça que você não vai se arrepender.


Ingredientes:

Filé:

1 peça inteira de filé mignon (1 e 1/2 kg)

4 colheres (sopa) de mostarda

4 dentes de alho amassados

Sal

Pimenta-do-reino

1 cebola grande cortada em tiras ou rodelas

Óleo


Massa e molho:

500 g de bavette cozido "al dente"

350 g de creme de leite fresco

2 colheres (sopa) de manteiga

100 g de queijo parmesão ralado na hora

1 cebola média bem picadinha


Modo de Preparo:

Filé:

Tempere a peça de filé com a mostarda, alho, sal e pimenta e deixe descansando por uns 30 minutos. Em uma panela funda, coloque um pouquinho de óleo e coloque a peça de filé para dourar. Vá virando a peça (sem furar com garfo!) com a ajuda de um pegador ou espátulas, para que doure de todos os lados. Enquanto isso, coloque um pouco de água pra ferver. Quando o filé estiver todo dourado, jogue as cebolas e deixe dourar, mexendo sempre. Quando tiverem pegado a cor do fundo da panela, jogue um dedo de água fervendo na panela e deixe ferver as cebolas, virando a peça de vez em quando. Quando a água estiver secando, verifique se as cebolas estão macias e desligue o fogo. Retire a peça e corte em fatias finas. Ele deve estar mal-passada no centro, por isso, volte com as fatias pro molho da panela e tampe até servir, elas vão cozinhar no calor do molho, ficando no ponto certo.


Molho:

Em uma panela, prepare o molho para a massa: doure a cebola na manteiga e acrescente o creme de leite fresco, mexa até ferver e abaixe o fogo, para incorpar. Deixe por aproximadamente uns 40 minutos ou até ficar consistente. Jogue o queijo parmesão e jogue por cima do bavette cozido e escorrido e misture bem com a ajuda de um garfo grande. Sirva acompanhado do filé.

Um comentário: