sexta-feira, 26 de junho de 2009

Chuchu com Camarão


Quando eu era pequena, minha mãe gostava muito de fazer esse prato. Ela dizia que o chuchu nem aparecia porque na verdade ele "sugava" todo o sabor do camarão. E foi isso que disse pro meu filho ontem quando ele torceu o nariz pro chuchu e queria "catar" todos os camarões!
Esse prato é muito saboroso e além de arroz branco, ele combina muito com uma farofinha. Eu fiz uma deliciosa para acompanhar.

Ingredientes:
Chuchu com Camarão:
700 g de camarões sem casca
3 chuchus cortados em cubinhos
1 cebola picadinha
4 dentes de alho amassados
4 tomates sem pele picado (eu usei tomate pelado)
Salsinha picadinha
1/2 pimenta dedo de moça sem sementes picadinha
2 sachês de tempero em pó para peixe
Sal
Limão
Azeite

Farofa:
1 e 1/2 xícara de farinha de milho em flocos
1 colher (sopa) de manteiga
1 colher (sopa) de azeite
1 cebola picadinha
2 dentes de alho amassados
3 camarões picadinhos
1 sachê de tempero em pó para peixe
Salsinha picada

Modo de Preparo:
Chuchu com camarão:
Tempere os camarões com sal, limão, um pouquinho da pimenta picada e um pouco de salsinha.
Deixe descansar enquanto aquece um pouco de azeite na panela e refoga a cebola. Junte o alho, a pimenta, os tomates e o tempero em pó. Acrescente o chuchu e tampe a panela para que cozinhe. Quando o chuchu estiver quase cozido, acrescente os camarões (com o tempero) e feche a panela para acabar de cozinhar. Na hora de servir, salpique salsinha por cima.

Farofa:
Aqueça a manteiga e o azeite. Junte a cebola para dourar. Acrescente o alho e os camarões. Coloque o sachê de tempero. Quando tudo estiver bem dourado, acrescente a farinha e mexa bem. Desligue o fogo e jogue
a salsinha.


3 comentários:

  1. Adorei! deve ficar uma delícia! bjinho

    ResponderExcluir
  2. Que delicia xuxu com camarão eu adoro xuxu mas já não como há quase 30 anos. wow...brigado pela partilha saborosa :) xx

    ResponderExcluir
  3. Gente que blog de-li-ci-o-so!!! Dá água na boca!!! Venha me visitar tbem!!!
    bjinhos

    ResponderExcluir