quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Paella



Não há nada mais colorido e alegre que uma Paella. Sempre dedico esses pratos para dias festivos e nesse caso, foi meu almoço de fim de ano com meu pai, já que esse ano vou passar o Natal com minha mãe no Rio.
O mais engraçado é que a maioria das pessoas acha que deve ser muito complicado fazer uma paella e quando mostrei a foto para algumas pessoas, elas tiveram a mesma reação: "Mas foi você que fez??" Sim, eu sou capaz! E não só eu!
O segredo está em escolher sempre os frutos do mar bem frescos e aqui em Brasília o melhor lugar para isso é a Feira do Guará.
O resto é o de sempre que temos que ter na cozinha: dedicação e paciência. Mas isso, pra quem gosta de cozinhar, é a parte mais fácil!

Ingredientes:

1 pimentão vermelho médio picadinho
1 pimentão amarelo médio picadinho
1 pimentão verde médio picadinho
1 cebola grande picadinha
1 cabeça de alho amassados
1 maço de Salsa e Cebolinha picadinha
2 xícaras de arroz parbolizado
300 g de ervilhas frescas
1 lata de tomates pelados
Açafrão
300 g de mexilhão
300 g de lulas em anéis
600 g de camarão cinza médio com casca
1 filé de robalo de aproximadamente 400 g cortado em cubos grandes
2 envelopes de Sazon verde
Limão
Sal
Páprica picante
Azeite

Para enfeitar:

10 mexilhões abertos na casca
8 camarões GG com casca e cabeça

Modo de Preparo:

Descasque os camarões e coloque suas cascas e cabeças para ferver com um pouco de água. Escorra e reserve.
Tempere os camarões, lulas, mexilhões e robalo com sal, pimenta, azeite, metade da cabeça de alho amassada e limão e reserve.
Em uma paelleira, aqueça o azeite e doure a cebola. Junte o restante do alho e a páprica. Acrescente os 3 tipos de pimentões e deixe douras. Junte os tomates pelados. Em outra panela, ponha para ferver o caldo de camarão com os envelopes de Sazon. Acrescente na paelleira o arroz e o açafrão. Vá juntando o caldo de camarão e mexendo, verificando o sal de vez em quando. Quando o arroz já estiver quase pronto, junte as ervilhas e os frutos do mar reservados. Mexa até o caldo diminuir, o arroz tiver cozido e os frutos do mar no ponto. Nesse último momento, jogue os mexilhões e camarões na casca, reservados para enfeitar, no caldo que restou de camarão e cozinhe. Arrume-os por cima da paella pronta e jogue a salsinha e cebolinha picadinha por cima de tudo antes de servir. Bom apetite!



Nenhum comentário:

Postar um comentário