segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Salada de Lentilha com Cebolas Douradas


Hoje li algo sobre a inveja que me fez pensar: "A inveja é sua forma incompetente de me admirar.". Cheguei à conclusão de que demoro um pouco a perceber quando uma admiração sadia e bem-vinda se torna inveja. Talvez porque, dentre tantos defeitos que com certeza possuo, esse sentimento vil, eu desconheça e disso me orgulho.

Penso que o invejoso é antes de tudo uma pessoa frustrada. Ela própria se julga incapaz de grandes feitos e precisa "vampirizar" o outro, para assim, tentar se sobressair às custas de apagar o brilho alheio.

Segundo o Wikipedia: "A inveja também pode ser definida como uma vontade frustrada de possuir os atributos ou qualidades de um outro ser, pois aquele que deseja tais virtudes é incapaz de alcançá-la, seja pela incompetência e limitação física, seja pela intelectual."

Enfim, é lamentável. Todos nós temos dons únicos e admirar os outros, só mostra a nossa grandeza de espírito.

Essa saladinha é uma ótima opção para uma refeição. Leve e nutritiva e depois de um final de semana com muitos "blondies", alivia a consciência. ;)

Ingredientes:

1 xícara de lentilhas cozidas e escorridas
1 cebola roxa cortada em rodelas finas
150 g de queijo branco em cubinhos
1 xícara de tomatinhos cortados ao meio
1 dente de alho bem picadinho
Salsa Picada
Azeite
Sal
Pimenta-do-reino
Aceto Balsâmico

Modo de Preparo:

Cozinhe a lentilha na água com sal até ficar macia, com cuidado para não desmanchar. Em uma panela, aqueça um pouco de azeite e frite a cebola até dourar. Retire do fogo e espere esfriar. Em uma saladeira, misture a lentilha (já fria), a cebola, o alho, o tomate e o queijo. Tempere com vinagre, azeite, sal, pimenta e salsa picada. Sirva em seguida.

3 comentários:

  1. Esta receita acertou em cheio na minha próxima experiência :) pela primeira vez comprei lentilhas. Agora já tenho dica de como começar a cozinhar. Essas taças estão apetitosas. Bjinho

    ResponderExcluir
  2. OI Dani,

    É só eu dar uma piscada que vc aparece com 3 receitas maravilhosas ... rsrsrs

    Sou fã das suas fotos, até lentilha que eu não gosto fico com vontade de comer...

    AH, tem um invejoso de perseguindo também??? No meu blog tem um(ou uma) que todo dia diz que faço gororoba rsrsrsrsrs

    Se é gororoba não sei, mas tem mais de 500 pessoas por dia que visitam e gostam da gororoba rsrsrsrs

    BEijinho amiga
    Dani

    ResponderExcluir
  3. Saladinha esperta e especial!!! Adoooooro!!! Experimente colocar passas brancas ou usar feijão branco ou grão de bico em vez das lentilhas. Faço muito. Meu problema é comer demais e com pão. rsrsrsrsrs Quando uso grão de bico, coloco maçã verde picadinha. Nos feijões brancos,coloco azeitonas pretas picadas. Delícia mesmo Daniella.
    Seu comentário sobre inveja vem bem de encontro ao que penso. Ainda acrescento que o invejoso torna-se ou é, não sei bem, um psicopata social perigoso. Muitas vezes o invejoso não se dá ao direito de conhecer e desenvolver seus próprios talentos de tanto que quer o que o outro é e/ou tem. Uma pena.
    E penso que todos nós temos esse sentimento sim. A diferença é saber onde deixá-lo e não nos deixar tomar por ele. bjks

    ResponderExcluir