domingo, 5 de dezembro de 2010

Risoto Três Queijos


Tem feito um calor enorme de novo aqui em Brasília. O tempo já tinha melhorado e agora esse verão antes da hora de repente! Tenho tido ate desânimo de cozinhar, só para evitar aquele calorão do fogão. Mas me sinto meio culpada quando fico muito tempo longe da cozinha... Olho minha lista de pratos a fazer e com calor ou não, corro para cozinha!

Esse risoto é uma combinação de queijo que eu adoro e dispensei o creme de leite no seu preparo pois acho que os queijos por si só já deixam o risoto cremoso. Ele pode ser servido como prato único ou mesmo como um acompanhamento para carnes. De qualquer forma, é bom demais!

Ingredientes:

1 xícara de arroz arbório

2 colheres (sopa) de manteiga

1 cebola média picadinha

3 dentes de alho amassados

1 xícara de vinho branco seco

1 e 1/2 litro de água fervente

2 tabletes de caldo de carne

50g de queijo parmesão ralado

50 g de queijo provolone ralado

50 g de queijo gorgonzola picado

Pimenta-do-reino branca


Modo de Preparo:

Coloque a água para ferver com os tabletes de caldo de carne. Em outra panela, doure a cebola na manteiga e a pimenta. Junte o alho e deixe dourar. Acrescente o arroz e mexa. Coloque o vinho branco e mexa até evaporar. Vá acrescentando o caldo fervendo aos poucos, sempre mexendo. Quando o arroz estiver quase no ponto, acrescente os queijos e mexa até derreter. Desligue o fogo e sirva em seguida.

2 comentários:

  1. Oi,

    anda um pouquinho desse calor aqui para Portugal.
    Está um gelo!!!
    O teu risotto era comida dos Deuses...

    Bjinhos,


    Rita
    http://bembons.blogspot.com

    ResponderExcluir