domingo, 2 de janeiro de 2011

Torta Cremosa de Alho-Poró


Essa receita eu copiei já faz algum tempo de algum blog que eu não consigo lembrar qual foi. Hoje em dia não cometo mais esse erro de anotar a receita sem a fonte, mas nessa época, ainda era amadora no mundo dos blogs! ;) Portanto, se alguém conhecer a dona da receita, me avise para eu poder dar os devidos créditos, ok?
A questão aqui é que essa torta merece muitos e muitos elogios. Ela é simplesmente divina!!! O crocante da massa junto com a leveza e a cremosidade do creme de alho-poró, são irresistíveis e difíceis de descrever! Como acompanhamento é uma sugestão maravilhosa que combina com tudo!

Ingredientes:

Massa:

1 pacote de biscoito tipo aperitivo (aqueles salgados redodinhos)
50 g de manteiga à temperatura ambiente
1 ovo

Recheio:

1 colher (sopa) de manteiga
1 cebola média ralada
1 alho-poró grande em rodelas finas (somente a parte branca)
1 xícara de champignon fatiados
1 colher(sopa) de farinha de trigo
1/2 xícara de leite
2 ovos
1 copo de requeijão cremoso
Sal
Pimenta-do-reino

Modo de Preparo:

Massa:
Bata os biscoitos no liquidificador e coloque-os numa vasilha. Acrescente a manteiga e o ovo, misture bem com as mãos. Forre uma forma de aro removível (24cm diâmetro) com a massa, nivelando bem. Reserve.

Recheio:
Aqueça a manteiga e doure a cebola, junte o alho-poró e os cogumelos e refogue bem. Dissolva a farinha de trigo no leite, acrescente os ovos e misture. Acrescente esta mistura líquida ao alho, cebola e cogumelo que já estão no fogo, mexendo sempre até virar um creme. Retire do fogo, coloque o requeijão e tempere com sal e pimenta do reino. Despeje no fundo da massa da torta reservada. Leve ao forno até voce sentir que a massa do biscoito está crocante, aproximadamente 25min.

5 comentários:

  1. Nossa!! Eu ADOREI!!!!! Com certeza já esá anotada!!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Já estou a ficar com ideias e pensar usar couve no lugar de alho-poró. Hummm adorei a sugestão.

    ResponderExcluir
  3. FICOU BEM CREMOSA E DEVIA DE ESTAR UMA DELICIA.
    BJS

    ResponderExcluir
  4. Fiquei com uma baita vontade de experimentar :)
    Bjos!

    ResponderExcluir