segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Ovos no Ninho


Quando estou vendo TV, não tem jeito, sempre procuro canais que estejam passando receitas. Não sei se conseguirei em uma só vida fazer todas as maravilhas que anoto desses programas, de blogs, de amigos... Mas eu tentarei, juro! Vi essa receita no programa de culinária da Rachel Ray e como tinha todos os ingredientes à mão, resolvi fazer na hora. Além de ser uma ótima opção para um brunch ou um lanche, é fácil e fica uma delícia! Já estou pensando em fazer uma versão canapé com fatias menores e ovos de codorna! Que tal?

Ingredientes:
1 baguete de pão italiano
Ovos
Bacon picadinho tostado
Queijo parmesão ralado
Salsinha picada
1 dente de alho
2 colheres (sopa) de manteiga
Sal
Pimenta do reino

Molho:
1 lata de tomates pelados picados
1 cebola picadinha
2 dentes de alho picados
Folhinhas de Manjericão
Sal
Pimenta do reino
Azeite

Modo de Preparo:
Numa frigideira, aqueça a manteiga com o alho picado e deixe fritar. Reserve. Corte fatias do pão de aproximadamente 2 dedos de altura e com a ajuda de uma faca, faça um círculo no centro da fatia de pão. Você pode utilizar também um cortador de biscoitos para isso. Pincele a manteiga de alho no fundo de uma forma e arrume as fatias de pão lado a lado. Pincele com o restante da manteiga, as fatias de pão também.
No centro de cada fatia, coloque um ovo. Tempere com sal, pimenta e queijo parmesão e leve ao forno quente por 15 minutos para assar. Enquanto assa, faça o molho de tomate.
Aqueça o azeite e doure a cebola e o alho. Junte os tomates, tempere com sal e pimenta e deixe ferver para que os tomates amoleçam um pouco. A intenção não é que cozinhem muito. Jogue por último as folhas de manjericão e desligue o fogo.

Após o tempo no forno assando, retire os pães e monte o prato da seguinte forma: coloque uma porção de molho de  tomates no centro do prato e coloque o pão por cima. Salpique com salsinha picada e o bacon tostado. Sirva ainda quentinho.

Um comentário:

  1. Eu também tenho um monte de receitas anotadas de programas e blogs, e várias gavetas de revistas, não vou dar conta de fazer nem 1/4 das receitas, mas adoro colecionar.
    Quanto a receitinha de hoje, me parece deliciosa e bem prática.
    bjs

    ResponderExcluir